O que fazer para manter seu condomínio seguro

O que fazer para manter seu condomínio seguro

A segurança em condomínios é um assunto que vem sendo muito discutido entre os condôminos. Os síndicos estão cada vez mais investindo na segurança para evitar eventos indesejados. Além de todo o investimento a principal dica são as atitudes de segurança preventiva, como respeitar as regras de segurança do condomínio, uma atitude que todos os moradores podem ter.

Para esclarecer as dúvidas sobre atitudes preventivas contra assaltos em condomínios conversamos com o Comandante Douglas da Rosa Soares, da Brigada Militar.

Abaixo a entrevista onde o comandante dá algumas dicas para manter o condomínio seguro:

CR: Quais as prevenções que devemos ter para evitar assaltos nos condomínios?

Comandante: A palavra é prevenção, devemos ter atenção ao cercamento do perímetro do condomínio, iluminação, controle das vias de acesso e sistema de imagens. O ideal é definir também os horários para serviços de manutenção com a supervisão de alguém do condomínio.

CR: É recomendado entrar em contato com a brigada enquanto os assaltantes ainda estão nas dependências do condomínio?

Comandante: O acionamento da BM é recomendado quando as pessoas se sentirem ameaçadas. A maneira como a BM irá proceder a esse atendimento levará em conta sempre a segurança das pessoas envolvidas. Logo, essa preocupação de “evitar“ acionar a BM enquanto está acontecendo o evento não se reveste de relevância, todos os Policiais Militares estão capacitados para atuar em situações de crises policiais, onde o objetivo principal é sempre salvar vidas e depois aplicar a lei. A BM sempre irá nortear suas ações com o objetivo de preservar a vida. E depois que isso estiver revestido de condições técnicas de segurança é que passaremos a aplicar a lei. Ou seja, a BM está preparada para atender as mais diversas ocorrências policiais.

CR: Existe algum tipo de protocolo a ser seguido em situações de assalto? 

Comandante: Como sempre digo, devemos trabalhar com prevenção. A prevenção falhando, devemos adotar o seguinte: manter a calma; não reagir; dentro de o possível acatar as ordens dos assaltantes; evitar dar sugestões aos assaltantes; ser observador.

CR: Quais são as recomendações para situações em que os moradores estão em pânico e inseguros depois de ter ocorrido um assalto?

Comandante: Situações ocorridas em nossos locais de moradia e que afetam a segurança só serão sanadas com o aumento da sensação de segurança. Uma sugestão é a aproximação do condomínio com os responsáveis pela segurança de sua área, isso ajudará a todos para que tenham sinergia voltada para a segurança do local.

A Crédito Real, pensando em facilitar o dia a dia nos condomínios, oferece diversos serviços em administração condominial. Conheça nossos serviços e peça uma cotação.

Compartilhe

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*