Finanças e transparência: como aliar?

Finanças e transparência: como aliar?

Todo síndico é, também, um gestor. E uma preocupação diária na vida dos gestores é conduzir um trabalho que, além de eficiente, seja transparente e honesto. Poucas coisas são piores para o desempenho de um líder que a desconfiança e o recebimento de acusações indevidas.

Por esse motivo, selecionamos algumas dicas e boas práticas para a gestão financeira dos condomínios, que darão mais confiança e transparência à administração.

Participação dos condôminos

Um condomínio com moradores participativos e antenados geralmente possui mais transparência em toda a sua gestão, incluindo a financeira. A assiduidade dos condôminos nas assembleias, por exemplo, aumenta consideravelmente as chances de tudo que foi acordado na convenção e em assembleias anteriores, de fato, aconteça.

Conselho ativo e presente

Tão importante quanto ter moradores participativos, é ter conselheiros éticos, ativos e comprometidos com a transparência das contas do condomínio. É preciso que os membros do conselho estejam por dentro do histórico financeiro e familiarizados com os principais números e despesas do balanço mensal. Além disso, fica a cargo do conselho garantir que a legislação (civil, trabalhista e tributária) seja cumprida a risca, reduzindo riscos futuros ao condomínio.

Administração transparente

É responsabilidade do síndico e do resto da equipe de gestão, se houver, atualizar com uma frequência pré-estabelecida todos os moradores sobre a situação financeira do condomínio, bem como deixá-los  à vontade para fazer questionamentos a qualquer momento.

O comprometimento da equipe de gestão aliado à tecnologia e conectividade que temos à disposição, pode oferecer ótimas alternativas para solucionar esse tipo de problema presente no condomínio.

Pensando nisso, a Crédito Real desenvolveu um aplicativo exclusivo para seus clientes, o Conecte-se. Através dele, todos os processos do condomínio se conectam à tela do celular de cada usuário, dando mais fluidez a praticidade ao dia a dia de todos. Baixe agora e experimente.

Compartilhe

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*