Registrar ocorrências: bom ou ruim?

Registrar ocorrências: bom ou ruim?

Com o passar do tempo, o convívio em comunidade demandou alguns cuidados especiais para que o clima permanecesse agradável. Para que os conflitos fossem evitados ou, quando ocorressem, resolvidos, criou-se uma prática que até hoje é muito popular entre condomínios: registrar ocorrências.

Qualquer situação que aconteça dentro do condomínio e infrinja suas regras e convenção pode ser registrada nesse livro. O que possibilita que os responsáveis tomem as devidas providências. Porém, esse tipo de processo, em alguns casos, acaba atrapalhando mais do que ajudando. Vale a pena registrar ocorrências desta maneira?

Lado positivo

É muito importante que exista um canal de comunicação em que se registrem ocorrências, visto que, muitas vezes, o síndico não está presente no momento do conflito. Ter todos os casos registrados em um mesmo lugar facilita com que a administração tome as devidas providências, sejam elas a aplicação de notificações, advertências ou multas, e que o problema seja resolvido.

Para que isso aconteça de uma maneira eficiente e organizada, é importante que se estabeleçam algumas regras referentes à forma com que os registros são feitos: usar sempre uma mesma linguagem, escrita legível e dar uma atenção especial aos fatos, deixando opiniões pessoais e julgamentos de lado.

Lado negativo

Existem dois principais pontos negativos em se ter um livro de registro de ocorrências. O primeiro deles é de que, em geral, o livro é um documento público, ou seja, assim como qualquer um pode escrever nele, qualquer um pode lê-lo. Dessa forma, os moradores acabam sendo desencorajados de prestarem uma reclamação por serem facilmente expostos.

O segundo problema é que, em boa parte dos casos, a ocorrência registrada ali acaba gerando mais complicações do que soluções, pelo motivo de ser pública. É comum que, através deste sistema, os moradores criem inimizades e conflitos recorrentes.

Como solucionar o problema?

Pensando em solucionar esses e outros problemas, a Crédito Real desenvolveu um aplicativo exclusivo para seus clientes, o Conecte-se. Dentro do app, você consegue registrar ocorrências a qualquer hora e em qualquer lugar, por meio do seu celular, enviando uma notificação diretamente ao síndico para que o problema seja resolvido com discrição e rapidez.

O app é gratuito e reúne essa e outras ferramentas necessárias para simplificar a rotina do condomínio. Menos burocracia, mais transparência e praticidade. Baixe o aplicativo e tenha seu condomínio conectado à tela do seu celular! 

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