Horas extras: como lidar?

Horas extras: como lidar?

Considerando todos os gastos de um condomínio, as despesas com pessoal geralmente ultrapassam os 50%. Parte desse fenômeno ocorre em razão da justificável necessidade de mão de obra que um condomínio tem, para fins de manutenção e preservação de um patrimônio tão amplo. Porém, parte também se deve a má administração do quadro de funcionários e os gastos desnecessários com horas extras são um dos grandes vilões.

Para sanar possíveis dúvidas sobre o tema, separamos algumas informações que podem ajudar você a lidar com problemas relacionados aos pagamentos adicionais:

  1. Um funcionário tem direito a hora extra quando trabalhar mais do que 8 horas diárias ou 44 horas semanais.
  2. Em novos contratos, havendo um acordo individual, é possível contabilizar banco de horas formalizado, respeitando um máximo de 6 meses.
  3. É possível descontar da jornada de trabalho as horas extras trabalhadas. Por exemplo: o funcionário trabalhou 45 horas em uma semana, portanto pode trabalhar 43 na outra.
  4. O inverso também é possível. Um funcionário pode compensar horas faltantes de dias ou semanas que já passaram.
  5. É muito importante que essa liquidação seja formalizada e regularizada bimestralmente.
  6. Horas extras pagas em dias úteis devem receber um adicional de 60%.
  7. Adicional de 100% para horas extras em domingos e feriados.
  8. Se o funcionário for impossibilitado de usufruir do intervalo por algum motivo específico, deve ser pago como hora extra.
  9. Horas extras efetuadas habitualmente devem ser incorporadas na remuneração do funcionário.
  10. Evitar que funcionários que recebem mais cubram funcionários que recebem menos ajuda na diminuição dos custos do condomínio.

Para facilitar a vida de todos, contrate um síndico profissional e conte com o apoio de toda a nossa equipe especializada em administração condominial. Peça uma cotação em: https://goo.gl/EGH5GQ.

Compartilhe

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*