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Playgrounds: inspeção, manutenção e utilização

Para manter a área de playground do condomínio com segurança, conforto e espaço adequado para a utilização é ideal que se tome alguns cuidados. Este post poderá contribuir com este processo, para que nenhuma etapa seja esquecida. Anote as dicas e fique de olho!
Fique atento as inspeções que devem ser realizadas, conforme descrito na NBR 16071-7:
a) Inspeção Visual de Rotina, realizada pelo Gestor/Zelador ou Síndico devem-se realizar inspeções visuais diárias que inspecione tais pontos:

  • Limpeza;
  • Distância livre entre o solo e o equipamento;
  • Integridade da superfície que engloba o playground;
  • Alicerces descobertos;
  • Cantos soltos ou que estejam com partes expostas podendo lesionar o
    usuário;
  • Falta de componentes (verificar parafusos, se não estão soltos);
  • Desgaste excessivo (de partes móveis);
  • Integridade estrutural.

b) Inspeção Funcional Periódica, realizada pelo Gestor/Zelador ou Síndico. Essa inspeção, conforme instrução do fabricante, pode variar de um a três meses:

  • Dar atenção em especial a estrutura do equipamento, além dos itens
    mencionados na inspeção visual de rotina.

c) Inspeção Principal Anual, realizada pelo fabricante do equipamento ou profissional qualificado tecnicamente. Essa inspeção anual é feita para comprovar o nível de segurança geral dos equipamentos, calçamentos e superfícies (efeitos de intempéries ou indícios de estragos ou corrosão):

  • Inspeção dos equipamentos;
  • Inspeção do piso;
  • Inspeção da integridade estrutural do equipamento, além dos itens mencionados na inspeção visual de rotina.

Recomenda-se manter manutenções periódicas e corretivas para que não prejudique a utilização do Playground. Em casos de acidentes, deve-se investigar a causa e sanar de imediato o problema, aconselha-se manter um livro de registro para todas as ocorrências do espaço do playground, bem como registrar as devidas inspeções e manutenções. Recomenda-se que o responsável pela área de lazer leve em
consideração as informações fornecidas pelo fabricante.
Estas informações devem ser utilizadas para melhorar a segurança da área de lazer. O ideal é manter um arquivo com todos os cuidados necessários para que nada caia no esquecimento. Lembre-se de que o playground deve ser um ambiente seguro para as crianças que irão frequentá-lo e que muitas vezes, elas poderão se machucar se não mantivermos as inspeções em dia.

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