Qual a responsabilidade do condômino na segurança patrimonial?

Qual a responsabilidade do condômino na segurança patrimonial?

Segundo o Código Civil, o síndico é responsável pela conservação e por cuidar da segurança das áreas comuns do condomínio. Por isso, é importante que esteja sempre atento a todo e qualquer risco a que o patrimônio, os condôminos e colaboradores  possam ser expostos.

 

A segurança patrimonial é um dos aspectos mais importantes do condomínio. Porém, o síndico deve contar com a consultoria de uma empresa ou profissional da área para não ter surpresas. Antes de investir em alta tecnologia ou sistemas complexos, é importante prever o básico em segurança. Caso contrário, tanto a infraestrutura física quanto os moradores podem ficar expostos a riscos.

 

Porém, a responsabilidade pela segurança num condomínio é de todos. Cada morador e funcionário deve fazer a sua parte. O ato de cada um faz parte de um sistema integrado onde cada componente (estrutura física, equipamentos eletrônicos, funcionários e moradores) tem um papel de fundamental importância.

 

Para reforçar e garantir a segurança do condomínio, a assessoria de uma empresa especializada vai fazer a diferença, por exemplo, até na hora de escolher as câmeras corretas de segurança, já que um determinado modelo pode ter mais eficácia de dia e ser inútil à noite. Mas, atenção, um consultor especializado não pode ter vínculos com empresas que vendam ou instalem equipamentos de segurança.

 

Alguns itens são essenciais para garantir a segurança do condomínio:

  • Câmeras;
  • Cercas elétricas;
  • Sistema de monitoramento;
  • Alarmes;

 

Já alguns erros são fatais na hora de pensar em segurança:

  • Contratação de profissional com foco exclusivo nos custos;
  • Falta de planejamento e cuidado com a estrutura física;
  • Investimento inadequado em segurança eletrônica;
  • Falta de atenção no entorno do edifício;
  • Inexistência ou descumprimento dos procedimentos de segurança;
  • Falta de treinamento dos colaboradores e condôminos e manutenção dos equipamentos.

 

Para garantir a segurança de pessoas e bens, o síndico tem, além desses desafios, a dificuldade de conscientizar moradores e funcionários sobre a importância de seguir regras e protocolos, ainda que isso possa gerar algum incômodo.

 

Para garantir suporte legal e apoio em decisões estratégicas, você pode contar com o serviço de Assessoria à Administração de Condomínios da Crédito Real.  E para sentir-se mais seguro e tranquilo a contratação de um seguro é essencial. Para isso, faça sua cotação com a Corretora de Seguros da Crédito Real. Além de uma equipe completa para gerir todos os aspectos administrativos, o departamento jurídico estará sempre à disposição para esclarecer interpretações legais e endossar medidas cabíveis. Você pode solicitar uma proposta no nosso site www.creditoreal.com.br/condominios ou conversar com nossa equipe por telefone: 51 3214-1432.

Compartilhe

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*