Como organizar o descarte de lixo no condomínio

Como organizar o descarte de lixo no condomínio

Porto Alegre produz mais de mil toneladas de lixo por dia, esse número se refere somente às residências da capital. Segundo o Departamento de Limpeza Urbana (DMLU) atualmente, cerca de 120 toneladas são recebidas pelos programas de coletiva seletiva e podem passar por processos de reciclagem. Mas para que todo este processo atinja excelência é necessário que os condomínios também cumpram regras no que se refere à coleta seletiva e domiciliar.

Tipos de Lixo

É importante informar aos moradores os tipo de lixo e seu respectivo destino. Não adianta você ter um espaço dedicado ao descarte correto, se os próprios moradores não tem conhecimento.  É preciso que haja uma educação e divulgação no condomínio. Papéis secos, plásticos, vidros, metais ferrosos e não ferrosos fazem parte do lixo reciclável, já material de origem biológica, como restos de alimentos e bebidas, plantas, assim como papéis molhados fazem parte do lixo orgânico.

Dias de Coleta

As prefeituras disponibilizam uma lista com dias e horários das coletas de acordo com o bairro. É importante estar atento a estas informações, pois caso o lixo seja descartado em outro momento, o condomínio poderá sofrer penalidades. Os valores da multa para estes casos variam entre R$ 263,65 e R$ 4.221,21.

Para consultar os dias de Porto Alegre acesse: www2.portoalegre.rs.gov.br/dmlu

Local de Descarte

Alguns condomínios possuem locais específicos para o lixo. É de extrema importância que este ambiente seja asseado diariamente para evitar roedores, baratas e formigas. Também é essencial que os moradores sejam informados sobre horário limite para descarte. Caso esta não seja uma realidade do condomínio, é importante informar os condominos das regras decidas em assembleia através de circular.

Lixeiras nos andares

Apesar de não ser indicada por razões de segurança e, em alguns casos de limpeza, muitos edifícios têm lixeiras grandes em cada andar para receber as sacolas e descartes de cada unidade. Certifique-se de que na sua cidade a prática não é proibida junto ao Corpo de Bombeiros. Afinal, em caso de emergência, as lixeiras em todos os andares não passariam de obstáculos no caminho daqueles que querem chegar ao térreo.

Para solucionar essa situação o condomínio pode optar por duas novas dinâmicas:

– Colocar no térreo as lixeiras identificadas para recolhimento do lixo das unidades

– Determinar horários para um funcionário do condomínio faça a retirada nas unidades

O lixo é mais que um problema mundial, é um problema social. Fatores como, ausência de normas sobre coleta e informação cultural dos moradores e custos só contribuem para atritos condominiais. Para garantir suporte legal e apoio em decisões estratégicas, você pode contar com o serviço de Assessoria à Administração de Condomínios da Crédito Real. Além de síndicos profissionais e uma equipe completa para gerir todos os aspectos administrativos, o departamento jurídico estará sempre à disposição para esclarecer interpretações legais e endossar medidas cabíveis. Você pode solicitar uma proposta no nosso site www.creditoreal.com.br/condominios ou conversar com nossa equipe por telefone: 51 3214 1432.

Preencha abaixo os seus dados para download dos modelos de cartazes.


Compartilhe

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*